quinta-feira, 4 de março de 2010

APROVEITE O VERÃO:USE PROTETOR SOLAR

Proteção contra o câncer

No Brasil, somente em 2010, pelo menos 120 mil pessoas deverão desenvolver algum tipo de câncer de pele, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por isso o uso do protetor solar deve estar no dia a dia das pessoas, já que para seu registro na Anvisa é necessário o fabricante deve comprovar a segurança, eficácia e qualidade do produto.

Alguns cuidados também devem ser observados na utilização do protetor solar. A aplicação, por exemplo, deve ser feita no mínimo 30 minutos antes da exposição ao sol. Todos os protetores solares, até mesmo os resistentes à água, devem ser reaplicados após duas horas de exposição, após nadar ou mergulhar, secar-se com toalha, praticar exercícios físicos ou suar excessivamente.

Outras medidas podem complementar a prevenção aos raios solares. O uso de roupas apropriadas, como por exemplo, as de tecidos leves, que cubram a maior parte do corpo e de chapéu com aba larga, que proteja não apenas a cabeça, mas o pescoço e as orelhas, amenizam o problema. Óculos de sol e protetor labial também auxiliam na proteção.

Os pais devem ter a atenção redobrada com as crianças. Os bebês devem ficar protegidos sempre que expostos ao sol, inclusive quando estiverem na cadeirinha, dentro do automóvel. Durante os passeios ao ar livre, use sempre sombrinhas e proteja as crianças com chapéus e roupas apropriadas. Mas atenção: para usar protetor solar em crianças menores de seis meses de idade é preciso consultar o médico.

Vale ainda a conhecida dica do horário de exposição: evite o período entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde, quando a intensidade dos raios atinge seu máximo. E o mais importante: os raios ultravioleta podem refletir em qualquer superfície como concreto, areia e água. Por isso, as recomendações que você leu valem também para quem está na sombra ou debaixo do guarda-sol.

Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa



Fonte: Anvisa

Nenhum comentário: