domingo, 17 de fevereiro de 2008

Como orar?!

São Basílio Magno, um grande santo da igreja, diz:“Pedes e não recebes, por que a tua oração foi mal feita, ou sem fé, ou sem devoção, ou sem desejo, ou você pediu alguma coisa que não se referia a tua salvação eterna, ou você pediu sem perseverança”.Está aqui o segredo por que nós pedimos e não recebemos. Quais as opções que São Basílio nos dá? Veja em qual você se encaixa:

Sua oração foi:

- Mal feita; Peça com consciência, concentração.

- Sem fé; Peça crendo verdadeiramente no poder de Deus.

- Sem devoção; Peça com piedade, ardor.

- Sem desejo; Peça desejando fervorosamente.

Temos que fazer como nos pede no livro de Eclesiástico, capítulo 38,9-12: “Meu filho, se estiveres doente não te descuides de ti, mas ora ao Senhor, que te curará. Afasta-te do pecado, reergue as mãos e purifica teu coração de todo o pecado. Oferece um incenso suave e uma lembrança de flor de farinha; faze a oblação de uma vítima gorda.Em seguida dá lugar ao médico, pois ele foi criado por Deus; que ele não te deixe, pois sua arte te é necessária”.

Neste texto estão as regras de como pedir quando estamos doentes ou orientar os doentes no como se portar diante de Deus:

- Primeiro: Orar ao Senhor;

- Segundo: Peça perdão pelos os teus pecados;

- Terceira: Oferta-te a Deus;

- Quarta: Procure o médico.

O que ocorre é que acabamos fazendo tudo ao contrário e errado. Procuramos médicos antes, ofertamos algo até mesmo de forma supersticiosa como se fosse uma troca entre nós e o Senhor, uma recompensa. E aí só depois é que nos arrependemos do pecado, e ainda por último, com medo da morte, rezamos fervorosamente.

No Catecismo da Igreja (CIC) nº.2743, nos diz: “Orar é sempre possível, o tempo do cristão é o do Cristo ressuscitado que está conosco todos os dias apesar de todas as tempestades. Nosso tempo está nas mãos de Deus, é possível até no mercado, ou num passeio solitário fazer uma oração freqüente e fervorosa, sentados em vossa loja, comprando ou vendendo, ou mesmo cozinhando, orar é uma necessidade vital, a prova contrária não é menos convincente. Se não nos deixarmos levar pelo o Espírito cairemos de novo na escravidão do pecado. Como o Espírito pode ser a nossa vida, se o nosso coração está longe Dele?”. Diante disso pergunto: Como está seu tempo de oração? Porque é sempre possível orar, porque o Cristo ressuscitado está conosco TODOS os dias. Do que eu preciso para orar? De Jesus Cristo, então por isso que é possível, porque a fonte é Ele. Ele, Jesus que está conosco hoje e sempre, apesar de todas as dificuldades. Não importa o lugar, Não importa como estou. Devo orar sempre, pois é possível!

Edson Oliveira


Nenhum comentário: