domingo, 5 de julho de 2009

VIVA UMA CANÇÃO NOVA NA SUA VIDA




Carisma


A Canção Nova é uma comunidade, criada por Deus, para a formação de homens novos para um mundo novo com base no Evangelho. O seu carisma – um dom do Espírito Santo que nasce da necessidade da própria Igreja -, é a força invisível que impulsiona o projeto pastoral de monsenhor Jonas Abib, o qual, como ele diz, não saiu de sua cabeça, mas da generosidade do Senhor.
Missionários da Canção Nova em formação na Fazenda Morada do Sol, em Areias (SP)

Missionários da Canção Nova em formação na Fazenda Morada do Sol, em Areias (SP)

“Somos chamados, antes de tudo, a nos tornar homens e mulheres de Deus. Em tudo que realizamos e fazemos, levamos os traços do que somos. O nosso perfil assim se define: orante, fraterno e trabalhador. Profissionais de Cristo. Se o Pai criou alguém Canção Nova, esta pessoa possui, pelo menos em embrião, o que acaba de ser enumerado acima”, destaca o fundador da Comunidade Canção Nova.

Presente na realidade cotidiana dos consagrados, o carisma Canção Nova é a resposta às necessidades espirituais dos dias de hoje, respaldando toda a missão evangelizadora da comunidade; que é o trabalho santificado. Ele norteia não só o modo de vida e a formação espiritual de seus membros, como também serve de modelo de vida a todo católico que deseja tornar-se um “homem novo para um mundo novo”. Um estágio espiritual de comunhão com Deus que ocorre a partir da vivência cotidiana dos seguintes princípios:

Pobreza

Os missionários da Canção Nova são chamados a viver a pobreza na sua plenitude, ou seja, viver não mais para eles e, sim, para Deus. “Não nos pertencemos, somos d’Aquele que nos chamou. Não vivemos para nós mesmos, mas para Ele e, por conseqüência, para aqueles a quem Ele nos destinou”, revela monsenhor Jonas, lembrando ainda que tudo nessa obra de Deus está a serviço da evangelização.

Autoridade e submissão

Toda autoridade vem de Deus e para existir submissão é preciso haver a autoridade. A verdadeira submissão é o sair de si mesmo para fazer aquilo que Deus quer – Ele usa das pessoas para manifestar a Sua vontade. Portanto, aquele que quer servir ao Senhor, querendo ou não, tem de aceitar ser submisso a alguém constituído pelo próprio Deus. Estes são alguns dos princípios de vida da Canção Nova: obedecer do jeito de Maria e obedecer do jeito de Jesus.

Viver reconciliado

Essa atitude implica em dar o primeiro passo para perdoar. Ao falar abertamente ao outro sobre possíveis diferenças, reconquista-se a harmonia e se estabelecem as condições para a Divina Providência agir. “Há mil motivos para nos desentendermos, mas que ‘não se ponha o sol sobre nosso ressentimento’ (cf. Ef 4, 26), nossa mágoa, nosso desentendimento”, lembra o fundador da Comunidade Canção Nova, afirmando ainda que se a Providência Divina está faltando é porque alguma coisa não está bem entre os membros da comunidade.

Amor e adoração

Essa pré-condição espiritual, nascida na Casa de Maria, em Queluz (SP), berço da Canção Nova, por meio do saudoso padre Paulo Figueiredo, proporciona à comunidade a compreensão do mistério de Deus. “Só encontra o caminho quem se prostra diante do mistério. Ao fazermos isso, nossa alma se acalma e sentimos que nosso desejo mais profundo foi finalmente realizado”, diz monsenhor.

Sadia convivência

Homens, mulheres, casados, solteiros, sacerdotes e celibatários respeitando-se como irmãos em suas diferenças é uma marca da Canção Nova. Num mundo tão sexualizado e repleto de malícia, homens e mulheres vivem juntos provando que o Evangelho funciona. “Não precisaríamos viver juntos, mas Deus quis que vivêssemos assim para dizer a todos os rapazes e a todas as moças que é possível ser casto no século 21”, afirma o fundador da comunidade.

Vida fraterna

A convivência comunitária fortalece os laços espirituais mais do que os de sangue, prevalecendo o sentimento de verdadeiros irmãos.

Partilha e transparência

Esses são os dois sentimentos que norteiam o relacionamento entre os missionários de fé da Comunidade Canção Nova, buscando repartir tristezas, medos e alegrias, a fim de alcançar o autoconhecimento e dos irmãos.

Providência Divina

Um dos principais legados espirituais da Canção Nova, a Providência Divina abrange a ação por meio da qual Deus conduz os acontecimentos e as criaturas. Daí, todo consagrado valer-se desse carisma para interpretar nos fatos a vontade de Deus, vivendo de modo simples e do necessário. “Nossa confiança nunca esteve em nenhuma empresa, banco, comércio ou na política. Vivemos na total dependência do Senhor. Sei em quem pus a minha confiança”, conclui o fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas.

Nenhum comentário: