domingo, 23 de março de 2008

O amor que brota da cruz

O amor que brota da cruz

Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida
Hoje o Senhor antecipou o calvário. Naquela mesa em que Jesus estava com os seus reunidos, Ele os amou até o limite extremo. Naquela mesa Ele amou você. Amou você até o fim do Seu amor, que não tem fim. A cruz de Jesus se fez presente naquela mesa, e o que vai acontecer na Sexta-feira Santa, o Senhor antecipou. A graça do calvário aconteceu ali na Eucaristia. A cruz de Jesus salva! Ele é salvadora. E o demônio não suporta o sinal da cruz, porque ali ele foi vencido.

Jesus Cristo morreu; mas Jesus Cristo também ressuscitou! A cruz não foi capaz de segurar o Senhor. Ele está vivo! Mas por que Ele morreu? Ele morreu por nossos pecados. Ressuscitou para a nossa salvação. E por que Cristo morreu por nossos pecados? O próprio Deus vai lhe responder em Isaías 43,1-7.18-21 : "E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel: Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá. Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador. Dou o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sabá em compensação. Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti. Fica, tranqüilo, pois estou contigo, do oriente trarei tua raça, e do ocidente eu te reunirei. Devolve-os!, direi ao setentrião e ao meio-dia: Não os retenhas! Traze meus filhos das longínquas paragens, e minhas filhas dos confins da terra; todos aqueles que trazem meu nome, e que criei para minha glória.
Não vos lembreis mais dos acontecimentos de outrora, não recordeis mais as coisas antigas, porque eis que vou fazer obra nova, a qual já surge: não a vedes? Vou abrir uma via pelo deserto, e fazer correr arroios pela estepe. Dar-me-ão glória os animais selvagens, os chacais e as avestruzes, pois terei feito jorrar água no deserto, e correr arroios na estepe, para saciar a sede de meu povo, meu eleito; o povo, que formei para mim, contará meus feitos".

Se dentro de você estava um misto de alegria e tristeza, quero lhe dizer: "Não vos lembreis mais dos acontecimentos que passaram porque vou fazer uma obra nova em sua vida" (Is 43,21).

Se sentia a falta de Deus em sua vida, por não ouvir a voz d'Ele, a ponto de achar que está abandonado, o Senhor está dizendo a você: "Eu vou abrir uma estrada no meio desse deserto" (Is 43,22).
'Jesus Cristo morreu; mas Jesus Cristo também ressuscitou. A cruz não foi capaz de segurá-Lo'.
Foto: Wesley Almeida
Por que Jesus morreu? Por nossos pecados. E por que Ele morreu por nossos pecados? Porque nos ama.
Aqui está a resposta definitiva para você: "Eu [Jesus] te amo e basta!" Não há mais perguntas. Tudo o que Ele fez, o fez por nos amar. É a resposta que ilumina a nossa vida.

Jesus não leva em conta nossos pecados, Ele leva em conta nossa fé. Jesus não tem amor por você, Ele é o amor.
Quando uma pessoa ama, ela é transparente no seu amor, mostrando e provando esse sentimento. Sabe como saber se alguém o ama ou se você ama alguém? São duas provas: A primeira é pelos benefícios que você faz a ela e ela a você.
Ela não mede esforços para lhe fazer bem. A segunda é quando, por causa daquela pessoa que você ama, você sofre por ela. Jesus sofreu por você! Ele foi capaz de sofrimentos horríveis para provar a você o quanto Ele o ama. Quer saber o quanto Ele o ama? Veja o quanto Ele sofreu. E mesmo se você fosse a única pessoa neste mundo, por sua causa Ele teria vindo, vivido e morrido do mesmo jeito, só para salvá-lo. O amor d'Ele não é igual ao nosso.

Deus quer convencer você que pensa que Ele o odeia. Ele nunca o castigou. O castigo é conseqüência dos erros que eu e você cometemos. O Senhor não manda sofrimento a ninguém. Ele está e luta a seu favor. Os sofrimentos do coração são maiores do que os do corpo. Nós preferimos morrer a ver morrer alguém que amamos. Cristo sofreu na alma porque – por mim e por você – Ele tornou-se pecado, tornou-se um maldito, para que nós não fôssemos amaldiçoados. Tomou sobre si a nossa culpa e passou a ser o culpado.

E se você diz que não merece, nem é digno, eu te pergunto: quem é digno? Você acha que sou digno de estar aqui?
'Se você acreditar no amor de Jesus, os fatos e as coisas vão mudar diante dos seus olhos!'
Foto: Wesley Almeida

Se o seu coração o acusar, Deus é maior que ele [seu coração]. Se o seu coração o acusar, não aceite! Deus é maior. Se você tem pecados a confessar, não faltarão padres aqui para atender sua confissão. Você vai voltar para sua casa lavado, purificado.
Não se lembre mais das coisas de outrora. Algo novo já surge!

Nosso Senhor Jesus Cristo não era obrigado a morrer crucificado. Ele foi porque quis. Ele quis morrer por você. Ninguém O forçou, a não ser o amor que Ele tem por você.

E o que nos vamos dizer a Ele agora? Vamos pagá-Lo com amor? Vamos amar os outros? Há algo que vem antes disso tudo: acreditar no amor que Ele tem por você! Acredite nisso e você vai sair da tristeza, da solidão. Acredite e você vai ver uma montanha de problemas não ter poder de esmagar você. Se você acreditar nesse amor hoje, os fatos e as coisas vão mudar diante dos seus olhos. Pois a única força capaz de mudar sua família e o seu trabalho é o amor de Deus.

Não há problema que possa derrotá-Lo. E isso ninguém tira d'Ele. Ao morrer Ele deu a vida por você e por mim. Quando ressuscitou, Ele nos deu a vida. Quem tem Jesus não é derrotado pelo mal!

Se você sentiu o amor de Jesus, você vai ter coragem de fazer o que Ele fez. Enquanto gritavam "Crucifica-O", Ele gritava "Pai, perdoai-os!"


Não deixe que um rancor o impeça de ser salvo neste dia.

Deus abençoe você!

Transcrição: Nara Bessa

Nenhum comentário: